quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O castellers na Catalunha



A Tradição sugere que a origem das actuais torres data das construções humanas mais modestas que em acabar algumas procissões religiosas eram levantadas em algumas vilas valencianas, a sul do delta de l’Ebre, a princípios do século XVIII. Com o passar dos anos estas edificações foram crescendo em altura e importância ate independisarse das processões e cobrar identidade própria que tem hoje. No meio do século XVIII, a tradição foi subindo desde o Camp de Tarragona até o norte e foi estendida por toda a zona do Penedès durante o século XIX.
A primeira actuação documentada data de Fevereiro do 1801, em Valls. Mais não foi ate faz trinta anos, com a chegada da democracia que os castells começaram a ter a sua actual relevância social e se converteram num símbolo da Catalunha.
 
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/1er_3_de_10_amb_folre_i_manilles_de_la_hist%C3%B2ria.jpgOs castellers tem a sua própria linguagem o vocabulário casteller e extenso e o seu domínio e um requisito imprescindível para perceber o que se passa numa praça quando se levanta uma torre humana. A base e a pinya, que congrega centenas de pessoas, a major parte membros do grupo, mais algumas vezes parte do público que se junta na praça ajuda para servir de base a o castell. A cima de este primeiro piso pode-se construir dois novos fonamentos, uma segunda base chama-se folre e si e preciso uma terceira base, as manilles. As torres som organizadas por pisos e som nomeados pelo número de componentes de cada piso e o número de pisos. De esta forma um três de nou corresponde a três pessoas e nove pisos em total. O penúltimo piso, e formado pelo acotxador o acotxadora, um miúdo o miúda sobre do qual se levanta a anxaneta, que da por bom o castell quando levanta o braço esquerdo em um singular movimento (como batendo a asa).
 
 
Cada castell tem uma liturgia própria. Um intento de castell e considerado valido quando comecem a sonar as gralles,, um tipo de flautas que chamam a o silêncio e a concentração. E culminado quando a anxaneta bate a asa. Si depois o castell cai, se diz que a fet llenya e que só a sido carregat. Quando e desmontado igual que construído se diz que a sido descarregat, procedimento que completa a gesta. 


Mais além do seu valor cultural e simbólico, os castells som também uma modalidade quase desportiva, e cada dois anos em Tarragona e celebrada uma competição para determinar a melhor colla. Faz pouco, os castellers de Vilafranca forom coroados por quinta vez consecutiva como melhor colla de Catalunya, e poucos dias depois conseguiram uma grande gesta, carregar e descarregar pela primeira vez um dos de vuit (dois pessoas em cada piso e oito pisos), uma torre que até aquele momento era conhecida no mundo casteller como la bèstia indomable “a vestia indomável”.

Sem comentários:

Enviar um comentário